Em agosto de 2012, Arnaldo participou da Oficina Trans-formes com o coreógrafo francês Jean-Jacques Sanchez e, no mesmo mês, também no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, “um verdadeiro templo da dança na Tijuca”, ingressou na oficina Videodança: Uma aproximação, ministrada pela bailarina e professora de balé clássico Luciana Ponso. A oficina fazia parte da programação da décima edição do Projeto Dança em Foco – Festival de Vídeo & Dança, um dos mais importantes eventos de videodança do país.
“Luciana, além de uma pessoa generosa e de grande conhecimento dos caminhos atuais e históricos da videodança” – diz o cantor e compositor – “foi uma pessoa fundamental para a realização desse projeto, pois ela me indicou o Frederico Paredes, coreógrafo com ênfase na linguagem cênica e um dos coordenadores da Escola de Dança Angel Vianna, como alguém que poderia dialogar comigo na busca do profissional adequado para realizar esse trabalho conosco.”
Em uma reunião na Tijuca, realizada na Escola de Dança Jayme Arôxa, Fred analisou longamente as possibilidades do pré-roteiro e concluiu pela sugestão do nome do bailarino e coreógrafo Márcio Cunha, da Cia Marcio Cunha Dança Contemporânea, como um profissional indicado para interpretar e resolver a equação proposta: juntar em um pas-de-deux a bailarina brasileira Talia Bedotti, recém-chegada da França a convite da Cia do Ar., e o próprio Ar. (como o artista é carinhosamente chamado pelos amigos) que nunca havia feito nada de dança na vida.
“Um desafio e tanto, vamos combinar”, sorri Marcio Cunha, que convidou a coreógrafa e bailarina Juliana Nogueira, designer de movimento para peças de teatro no Rio de Janeiro, e não por acaso sua mulher, para fazer a assistência de direção do projeto.
Os trabalhos começaram no dia 24 de outubro de 2012 em uma reunião regada a sucos de frutas em uma manhã ensolarada na Cobal do Humaitá, Rio, numa agradável conversa preliminar sucedida por um total de 24 ensaios no Centro Cultural Carioca (CCC Dança), na tradicional praça Tiradentes, histórico endereço da classe artística carioca.