A Livraria AteneoMuitas coisas chamaram a minha atenção, razão dessas notas avulsas; em particular, talvez, o destino do Teatro Gland Splendid, construído em 1919, que estava fechado, foi alugado e restaurado no ano 2000 pela rede de livrarias El Ateneo, uma das mais importantes da cidade. De súbito, vi-me no antigo palco que funciona agora como um café, onde um piano de aparência sofrida e um pianista da velha guarda proporcionavam à assistência a boa música básica do repertório romântico internacional, com destaque, óbvio, para clássicos portenhos, El dia que me quieras... Cumprimentei o músico ao fim da audição, quando saía. Achei muito caro o preço de duas garrafas de água mineral com gás e um café que me custaram $60,00 pesos, algo em torno de R$25,00. Espero que a remuneração do artista esteja incluída. O ambiente é de uma sobriedade deliciosa, várias mesas, mais de vinte, ocupadas por duas ou três pessoas que ou conversam ou leem ao som do piano.
Nos antigos camarotes laterais, leitores acomodam-se e desfrutam o acervo, tranquilo, como se diz com freqüência por esta cidade de grande influência italiana. Come-se muita e boa massa por aqui.
As antigas varandas – ou galerias – constituem agora seções especializadas. Nelas, o chão range com suas tábuas gastas, os elevadores de acesso, porém, são modernos o suficiente para você perceber que há alguém cuidando bem daquilo tudo ali. O acervo é muito bom, em todas as áreas, incluindo discos e filmes. E há também títulos de forte apelo comercial como os que distribuem as grandes redes de livraria de hoje em dia. Mas os livros de arte têm um belo espaço na loja e a variedade encanta para todos os gostos e temas.
O diferencial é mesmo o ambiente inusitado, que acolhe e surpreende.
Impossível para um morador da Tijuca (Rio) não pensar nos destinos do Cine América transformado em farmácia e do Cine Carioca convertido em templo pentecostal. Impossível não pensar também na finada Modern Sound, em Copacabana, que deixava na rabada a Ateneo quando o assunto eram discos e vídeos musicais e afins.
A cultura joga um peso determinante sobre a atividade econômica da cidade e do país e isso ficou visível para mim, a olhos vistos, nesta cidade admirável que é mi Buenos Aires querida. As pessoas estavam lá, na Livraria Ateneo, numa noite de sábado, lendo e comprando. Havia uma atividade relativamente intensa por volta das 20h, ou em torno disso, quando chegamos. É muito confortante desfrutar um lugar tão hermoso.
|
|